Os fundos de investimentos podem render bons lucros para os investidores, mas para funcionarem legalmente no Brasil precisam pagar impostos como qualquer outro serviço.
O come cotas é uma taxa cobrada duas vezes ao ano na carteira de ativo dos investidores. Para isso é necessário fazer parte do grupo de fundos de investimentos e ter rendimento positivo no período de 12 meses.
Se você não sabe como funcionam esses impostos, continue aqui e entenda um pouco mais sobre o assunto!
O que é come cotas?
Come cotas é uma antecipação do Imposto de Renda, que acontece duas vezes ao ano.
Basicamente, as cotas são pequenas frações do patrimônio do investidor. O Governo Federal analisa o lucro obtido nos fundos de investimentos de uma pessoa e retira até 20% referente às cotas desse investidor.
Como o próprio nome faz uma alusão, ele “come as cotas”. Ou seja, uma parte desse patrimônio é usado para pagar impostos.
A cobrança é realizada nos meses de maio e novembro. Mas nem todos os investidores precisam pagar! Apenas os fundos de investimentos fazem parte dessa obrigatoriedade, ainda com algumas exceções.
A retirada acontece direto na sua carteira. Em algumas ocasiões, pode ocorrer do investidor ter que pagar o come cotas por conta própria, sem que o valor seja debitado da conta.
Como funciona a cobrança do come cotas?
No final de cada semestre, nos meses de maio e novembro, o come cotas toma uma parte dos lucros obtidos pelo investidor.
Sempre nos últimos dias úteis, essa cobrança é realizada sobre os fundos de investimentos de renda fixa, cambiais, crédito privado, ouro e até multimercados.
Mas se você investiu em algum desses ativos e não obteve lucros no período de um ano, não é necessário pagar nada.
A tomada das cotas acontece somente em cima dos lucros obtidos nos dois semestres. Se o resultado for negativo ou estiver estagnado no mesmo valor de antes, não é necessário se preocupar com a cobrança.
Qual a porcentagem do come cotas?
A porcentagem que o come cotas tira da sua carteira de ativos a cada semestre corresponde à tabela alíquotas do Imposto de Renda.
É importante ressaltar que os fundos de investimentos de curto e longo prazo sofrem cobranças diferentes. Elas variam sempre entre 15% a 20%, a depender do tempo que estão na carteira.
Quando seu investimento é de curto prazo, ou seja, obteve lucro no período de 364 dias, a porcentagem cobrada pelo come cotas é de20%.
Porém, grande parte dos fundos de investimento faz parte das carteiras de longo prazo, com 365 dias ou mais. Como a tabela do IR é regressiva, nessa ocasião as cotas tomadas equivalem a 15%.
É importante lembrar novamente que em casos de resultado negativos ou estagnação do valor, as cotas continuam intactas na sua carteira, sem nenhuma antecipação do Imposto de Renda.
Quais fundos cobram o come cotas?
Somente os fundos de investimento cobram o come cotas. Ou seja, se você investe nas seguintes carteiras, deve se atentar ao pagamento nos meses de maio e novembro.
- Fundos de renda fixa;
- Ouro;
- Crédito privado;
- Multimercado;
- Cambiais.
O fundo de ações, por exemplo, não precisa se preocupar com esse pagamento semestral.
Mesmo que não seja uma porcentagem muito alta, que chega apenas a 20% dos resultados obtidos pelo investidor, pode ser uma surpresa ruim principalmente para quem não está acostumado com o mundo dos investimentos.
Quem entra agora nesse mercado precisa do acompanhamento de assessores, como a Atrio Investimentos oferece, para aprender as dicas mais importantes.
APROVEITE E LEIA / POUPANÇA VALE A PENA?
Todos investidores são obrigados a pagar essa porcentagem?
Se você é investidor dos fundos de investimento, mas não obteve lucro dentro de um ano, não se preocupe.
O Imposto de Renda cobra apenas daqueles que tiveram o aumento do seu patrimônio a cada semestre e que podem pagar até 20% (a depender da tabela regressiva do IR).
Não são todos os investidores que são obrigados a pagar o come cotas, mas fique atento para não esquecer de outros impostos, como o IOF.
Como uma assessoria pode melhorar o fundo de investimento?
A prática de investir não é uma tarefa simples. Muitas pessoas passam anos estudando sobre esse mercado para aprender as melhores práticas e assim entrar nesse mundo.
Uma das etapas mais complexas é o pagamento dos impostos ao Governo Federal. Cada tipo de investimento exige uma taxa, que pode acabar prejudicando até mesmo o lucro que você obteve dentro de um período.
Se você apostou no fundo de investimento e não soube fazer o acompanhamento correto, o come cotas pode acabar com todo o trabalho e patrimônio rendido.
Com o auxílio de um assessor de investimento, contudo, é possível receber as melhores dicas sobre essa área, além de ter o acompanhamento de uma pessoa especializada no assunto.
Não sabe se determinada empresa é confiável para investir? Busque ajuda do assessor! Será que aquele é o melhor momento para tirar os ativos da carteira? Fale também com o assessor. Ele é uma pessoa capacitada para ajudá-lo nas situações mais difíceis.
Como a Atrio Investimentos pode ajudá-lo com o come cotas
Se você está preocupado com a cobrança do come cotas e como a antecipação do Imposto de Renda pode prejudicá-lo, peça ajuda da Atrio Investimentos!
Com mais de três mil clientes assessorados por todo o Brasil, temos profissionais que atuamhá mais de 20 anos no mercado financeiro. Somos um escritório de assessoria credenciado à XP Investimentos, a corretora de valores com maior proporção da América Latina.
Que tal contar com a nossa ajuda em carteiras de fundos de investimento, operações estruturadas, tesouro direto ou outros métodos?
Para saber mais, clique aqui e fale com os nossos especialistas.