Search
Close this search box.

Confira 7 Aspectos Relevantes dos Investimentos em Renda Fixa

A renda fixa é um tipo de investimento apreciado por investidores experientes. Nessa modalidade, as pessoas podem prever e conhecer a rentabilidade antes mesmo de realizar uma operação, que varia de acordo com a taxa de juros preestabelecida pelo título de renda fixa, seja ele público ou privado.

Dentre os principais exemplos de renda fixa do mercado, temos o tesouro direto, Letra de crédito imobiliário, Letra de Crédito do Agronegócio, debêntures e o Certificado de Depósito Bancário (CDB).

Para elucidar melhor esse assunto preparamos este artigo. Nele, apontaremos as 7 principais vantagens dos investimentos em renda fixa: rentabilidade, segurança, facilidade, diversificação, entre outras.

Em seguida, abordaremos as suas desvantagens, os principais tipos investimento em renda fixa, a importância da contratação de uma consultoria com profissionais especializados, entre outras informações importantes sobre o assunto. Boa leitura!

Quais são as vantagens de investir em renda fixa?

A seguir, entenda as 7 principais vantagens de investir em renda fixa e porque esse investimento tem sido cada vez mais procurado entre investidores brasileiros.

1. Rentabilidade

Por ser mais seguro e previsível, quando comparado a outros tipos de investimentos — fator que falaremos no tópico seguinte —, o investimento de renda fixa torna-se extremamente benéfico.
Como o mercado de renda fixa é muito extenso, é possível encontrar títulos dos mais variados, alguns com uma rentabilidade mais moderada outros com uma rentabilidade mais alta. Na maioria das vezes, os títulos que pagam um bom retorno são títulos de instituições de médio e pequeno porte.

É importante destacar que, no atual cenário, a maioria dos títulos de renda fixa são uma melhor opção se comparados à poupança.

Geralmente, quando pensamos em investimentos, pensamos nos grandes bancos. Porém, é muito importante que você saiba que os bancos oferecem produtos do próprio banco, o que acaba limitando sua oportunidade de ter altos retornos, afinal o negócio do banco é captar dinheiro barato (via investimentos dos Clientes) e emprestar ele “caro” para outras pessoas, ou seja quanto menos o banco remunerar seu Investimento melhor será o resultado do banco quando se considera a taxa que ele empresta o dinheiro.

Já as corretoras de valores oferecem uma plataforma aberta de investimentos, na qual você pode encontrar títulos de renda fixa de bancos de pequeno, médio e grande porte, os quais pagam um bom retorno ao investidor, além de títulos de renda fixa de empresas privadas, a corretora não tem compromisso ou meta de te mostrar determinado produto, seu assessor vai verificar em todo o mercado qual a opção mais rentável e que melhor se adeque ao SEU perfil.

2. Segurança

O principal fator que traz segurança aos investidores que investem em renda fixa é o FGC (Fundo Garantidor de Crédito). O FGC se trata de uma associação sem fins lucrativos, autorizada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) a administrar mecanismos de proteção ao sistema financeiro.

O Objetivo do FGC é garantir uma cobertura de até 250.000 reais por CPF e instituição, sendo o limite global de 1 milhão de reais. Ou seja, caso a instituição venha a falir, o investidor fica coberto pelo FGC nesses parâmetros. Além do FGC seu assessor de investimentos ira te mostrar instituições com bom histórico de crédito, afinal FGC é igual plano de saúde, é bom ter mas não necessariamente é bom usar.

Atenção: é importante ficar atendo, pois nem todos os títulos de renda fixa são cobertos pelo FGC. São esses os títulos amparados pelo fundo:

• CDB (Certificado de Deposito Bancário);
• LCI (Letra de Crédito Imobiliário);
• LCA (Letra de Crédito do Agronegócio);
• LC (Letra de Cambio);
• LH (Letra Hipotecária);
• Letras Imobiliárias;
• RDBs;
• Poupança.

3. Facilidade

As aplicações em renda fixa são muito simples, pois atualmente você consegue fazê-las pelo computador ou até mesmo por aplicativos. Outra facilidade é que não existe a necessidade de ficar as acompanhando diariamente, uma vez que a rentabilidade é pré-estabelecida. Basta aplicar nos títulos e aguardar a data do vencimento.

4. Diversificação

Conforme abordado anteriormente, existem vários tipos de títulos de renda fixa, o que possibilita uma diversificação da carteira. Quanto mais diversificada a carteira mais diversificado é o risco.

Importante lembrarmos que atualmente os bancos não oferecem ao cliente uma diversificação em renda fixa. Para isso, o investidor deve recorrer às corretoras de valores com plataforma aberta de produtos. Lembra o que falamos sobre o negócio do banco? Ele sempre vai querer vender o CDB dele, e se possível com a menor taxa, para pegar o dinheiro que você empresta ao banco e emprestá-lo a outro cliente com a MAIOR taxa possível.

5. Mercado secundário

Em títulos de renda fixa, a carência varia. Alguns títulos possuem carência de 1, 2, 3 anos ou até mesmo de 5 anos. Isso significa que o seu recurso fica “preso” durante esse período.

Uma vantagem que algumas corretoras oferecem é a possibilidade de resgate antecipado. A XP investimentos, por exemplo, permite que o investidor resgate seu título de renda fixa antecipadamente. Esse resgate pode ser feito até mesmo para títulos com carência.

6. Isenção de imposto de renda

Outro fator positivo que conta pontos para os investimentos em renda fixa é que há a possibilidade de investir o dinheiro sem a necessidade de pagar imposto de renda. Entre as modalidades de produtos que possuem isenção de imposto de renda, destacam-se: LCI, LCA, CRI, CRA e Debêntures Incentivadas.

7. Mais rentável que Poupança

Muitas pessoas, por comodidade ou falta de iniciativa de tomada de decisão, perdem muito dinheiro, prologando uma decisão simples: migrar a poupança para investimentos em renda fixa, os quais também são seguros, com a diferença de que oferecem rendimento maior.

Outro ponto importante é que muitos investidores aplicam em poupança devido à possibilidade de resgate imediato. Vale ressaltar que, no mercado de renda fixa, existem títulos com liquidez diária, os quais o investidor pode resgatar os seus recursos quando precisar.

Quais são as desvantagens de investir em renda fixa?

Embora apresentem vantagens evidentes e valiosas, vale a pena entender algumas das desvantagens da renda fixa. A seguir, abordamos as duas principais. Acompanhe! 

Carência

A carência é uma das desvantagens do investimento em renda fixa. Essa carência consiste basicamente em um tempo que o investidor deve esperar para rever os seus ganhos, de acordo as taxas de juros fixas e preestabelecidas em contrato de compra dos títulos. 

Porém, conforme já abordamos anteriormente, algumas corretoras oferecem a possibilidade de resgate antecipado. Títulos pré-fixados não possuem liquidez.

Imposto de Renda

É importante ficar atendo na hora de escolher um título de renda fixa para investir, pois alguns títulos cobram imposto de renda, enquanto outros são isentos. O fato de um título de renda fixa não ter imposto de renda não significa que ele é mais vantajoso. É preciso fazer um comparativo antes de aplicar seu assessor de investimentos vai sempre te orientar com essas questões.  

Risco

Outro ponto importante a ser observado é que alguns títulos de renda fixa não oferecem a cobertura do FGC, e o risco fica por conta do emissor, ou seja, caso a empresa venha a falir, o investidor ficará no prejuízo. Por isso, é importante contar com um especialista na hora de escolher o melhor produto.

Quais são as modalidades de renda fixa?

Os títulos de renda fixa podem se resumir em 3 modalidades: 

  • Pós-fixados: são títulos atrelados a algum índice (exemplo: CDI, Selic, etc);
  • Pré-Fixados: é uma taxa pré acordada onde o investidor sabe exatamente quanto receberá no final do período;
  • Híbridos: Títulos que têm uma parte pré-fixada e outra pós-fixada. Um exemplo são as NTNBs, que pagam IPCA+ um percentual fixo.

Vale mesmo a pena investir em renda fixa?

Ao avaliar as vantagens e desvantagens da renda fixa ao longo deste artigo, podemos concluir que vale a pena investir nessa modalidade de investimentos. Além disso, é importante lembrar que a diversidade de investimentos nessa modalidade favorece o investidor, tornando a sua carteira muito mais dinâmica.

Ao optar por entrar no mundo dos investimentos, é fundamental contar com a consultoria de profissionais experientes no mercado. A partir dos seus objetivos financeiros, um especialista consegue direcioná-lo para os investimentos mais oportunos em renda fixa. Dessa forma, você não corre o risco de perder os seus ativos por conta de erros que poderiam ser facilmente evitados.

Portanto, considere investir em renda fixa imediatamente. Esse é um processo nem um pouco burocratizado e que apresenta possibilidades reais de aumentar o seu patrimônio, tudo de forma segura. Que tal começar agora mesmo a ser o mais novo investidor da família?

Quer uma ajuda para começar a investir em renda fixa? Entre em contato com A Atrio Investimentos, que conta com experiência de 20 anos no mercado financeiro.

NEWSLETTER

Novos Destaques

Blindagem Patrimonial: Estratégias Legais para Proteger Seus Bens
Acumular bens no Brasil não é uma tarefa fácil. É...
Como Aumentar o Patrimônio: 6 Passos Essenciais para Crescimento Financeiro
Segundo o escritor, consultor financeiro e investidor Gustavo Cerbasi, em...
Confira 7 Aspectos Relevantes dos Investimentos em Renda Fixa
A renda fixa é um tipo de investimento apreciado por...
Investimentos e Taxa de Câmbio: Desvendando a Relação Financeira
Muita gente já ouviu falar de taxa de câmbio e...