Search
Close this search box.

Blindagem Patrimonial: Estratégias Legais para Proteger Seus Bens

Acumular bens no Brasil não é uma tarefa fácil. É preciso trabalhar muito para superar as despesas, os impostos, cobranças indevidas realizadas por diversas empresas e ainda incluir a parcela destinada a investimentos. Se você é pessoa jurídica, a situação não muda tanto. Portanto, blindar o patrimônio que já foi conquistado se tornou uma estratégia tão importante quanto aumentar as receitas. Mas você sabe como fazer a blindagem patrimonial?

No post de hoje, vamos esclarecer o que é blindagem patrimonial, como a estratégia funciona, por que ela é importante e como realizá-la na prática. Então, aproveite a leitura!

O que é blindagem patrimonial?

Quando se alcança um certo nível de estabilidade financeira, muita gente pensa primeiro em gastar, para depois começar a investir em proteção do patrimônio. Para piorar, tem gente que acredita que a situação durará para sempre. Porém, momentos difíceis podem surgir a qualquer momento, desmontando todo um planejamento financeiro.

Se as dívidas pessoais e/ou da empresa forem cobradas judicialmente, imóveis, equipamentos, poupanças, aplicações em renda fixa e fundos de investimentos podem ser bloqueados e utilizados pela justiça para quitar as pendências. O resultado é uma grande perda do patrimônio.

É por isso que cada vez mais pessoas recorrem à blindagem patrimonial. A estratégia é envolta de artifícios legais que permitem proteger o patrimônio empresarial, pessoal e familiar em épocas de crise.

Como funciona a blindagem patrimonial?

A proteção do patrimônio é estabelecida por meios legais, fazendo com que uma ou mais pessoas e empresas ganhem a responsabilidade pelo gerenciamento e manutenção dos bens. Isso pode ser feito por meio da compra de alguns produtos financeiros específicos e formação de uma sociedade familiar com regras bem detalhadas e documentadas. Geralmente, a estratégia é montada com a ajuda de um advogado e de um consultor especializado em finanças.

Quais são os riscos de não blindar o patrimônio?

O patrimônio pessoal e da empresa está sempre rodeado de riscos. Por isso, separamos abaixo os principais para você compreender a importância da blindagem. Confira!

Falência da empresa

Se você é pessoa jurídica, sócio ou proprietário majoritário, saiba que a empresa pode falir e precisar arcar com todas as despesas relacionadas às dívidas, como pagamentos de funcionários e financiamentos bancários, tendo que se desfazer de boa parte do patrimônio para isso.

Se você é pessoa física, e trabalha numa grande empresa, também não está a salvo. Se ela falir, você pode até receber tudo a que tem direito por ordem da justiça, mas isso pode demorar, sem contar o tempo que levará para arrumar um novo emprego.

Disputa de direitos

As disputas entre sócios da empresa e familiares herdeiros é algo comum até para as grandes corporações. Esse tipo de situação, quando fica fora de controle, pode levar uma empresa à ruína, consumindo todo o seu patrimônio rapidamente. Nesse caso, a blindagem patrimonial pode ajudar a evitar uma catástrofe, já que os bens ganham proteção legal.

Incapacidade

Se a sua renda é proveniente de esforço diário, como no caso dos profissionais autônomos e liberais, não pode ficar sem trabalhar nem um dia sequer. Agora, imagine se uma doença ou acidente impede você de trabalhar por meses. Além de deixar de ganhar dinheiro, terá que arcar com altos custos médicos. A blindagem patrimonial pode contar com ativos financeiros capazes de custear essas despesas e ainda pagar o seu dia de trabalho.

Divórcio

Quase ninguém pensa nessa hipótese, mas o risco sempre existe e grande parte do seu patrimônio pode ser perdido em uma situação de divórcio, principalmente quando a guarda dos filhos fica com a outra pessoa. Como a blindagem patrimonial reserva parte do capital para outras despesas, ele estará seguro nesses casos.

Morte

Seja por doença, seja por acidente, as pessoas evitam pensar na morte, mas é uma eventualidade na qual é preciso pensar. Somados os custos com advogados e impostos, a transferência dos bens para os herdeiros corrói até 11% do patrimônio total. Porém, ao blindá-lo com alguns ativos específicos, esse custo deixa de existir, sem contar que tudo é realizado de forma rápida e sem burocracias.

Como fazer a blindagem patrimonial?

Agora que você já sabe o que é e por que deve fazer uma blindagem patrimonial, reservamos as principais dicas para ter sucesso com a estratégia. Elas são:

Contratar um seguro de vida resgatável

No Brasil, as pessoas não têm o hábito de fazer seguros, mas deveriam, e não só do patrimônio como também de quem luta para cumulá-lo. Ao contratar um seguro de vida resgatável, você pode ganhar a cobertura completa oferecida por um seguro de vida tradicional, porém com a opção de resgatar todo ou parte do valor investido a qualquer momento e com correção monetária.

É uma ótima alternativa para proteger o patrimônio líquido, já que, legalmente, as apólices de seguros não podem ser utilizadas para quitar dívidas cobradas judicialmente. E tem mais, dependendo da administradora e do tipo de seguro contratado, você pode contar com um benefício chamado “Diária por Incapacidade Temporária”, o DIT.

Isso quer dizer que, se você é um profissional autônomo ou liberal e ficar incapacitado de exercer a função por um dos motivos listados no contrato, o seguro paga diárias no valor contratado, servindo para cobrir as receitas dos dias em que deixou de trabalhar, não prejudicando o seu planejamento financeiro.

Contratar seguros empresariais

Essa opção, diferentemente da anterior, deve proteger os bens físicos do negócio, como imóveis, veículos, móveis e equipamentos. Apesar do nome, também é direcionado à blindagem patrimonial de profissionais autônomos e liberais. Não importa a sua especialidade, o seguro cobrirá o patrimônio imobilizado em casos de roubo, incêndios, indisponibilidades temporárias, além de abranger as responsabilidades civis.

Fazer holdings patrimoniais

As holdings patrimoniais são empresas secundárias criadas com outro CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) pelos sócios ou integrantes da família para abrigar os bens de maior valor. Se a empresa principal sofrer ações de execução patrimonial, os bens pertencentes às holdings ficarão seguros, livres das ações num primeiro momento.

O modo mais simples de fazer isso é abrindo duas empresas. A primeira é conhecida por holding principal e a segunda por holding acessória. A partir daí, é realizada a fragmentação dos bens, facilitando a gestão e proteção deles contra possíveis obrigações judiciais.

Buscar assessoria profissional

Se quiser uma blindagem ampla do patrimônio, precisará de apoio profissional, pois a tarefa é um pouco complexa e burocrática. Mesmo que a empresa tenha um departamento jurídico, com bons advogados à disposição, vai precisar da assessoria financeira para contratar os seguros e realizar outras estratégias relacionadas. Então, conte com a nossa ajuda!

A blindagem patrimonial é de grande importância para empresários, empreendedores individuais e pessoas físicas, mas muitos só se preocupam quando já é tarde. Não deixe que isso aconteça com você. Siga as nossas dicas ainda hoje e proteja o que você lutou tanto para conquistar.

NEWSLETTER

Novos Destaques

Blindagem Patrimonial: Estratégias Legais para Proteger Seus Bens
Acumular bens no Brasil não é uma tarefa fácil. É...
Como Aumentar o Patrimônio: 6 Passos Essenciais para Crescimento Financeiro
Segundo o escritor, consultor financeiro e investidor Gustavo Cerbasi, em...
Confira 7 Aspectos Relevantes dos Investimentos em Renda Fixa
A renda fixa é um tipo de investimento apreciado por...
Investimentos e Taxa de Câmbio: Desvendando a Relação Financeira
Muita gente já ouviu falar de taxa de câmbio e...