Investimento ESG: o que é e como ter na carteira?

Ao longo dos últimos anos, a pauta da sustentabilidade deixou de ser apenas uma tendência em desenvolvimento para se tornar um elemento relevante no planejamento de empresas. Por isso, vale a pena saber o que é o conceito de ESG e como ele se relaciona com os seus investimentos.

Ao compreender a sigla, é possível analisar as alternativas no mercado financeiro de modo mais efetivo, em busca dos investimentos de impacto. Assim, será possível aproveitar as oportunidades sustentáveis na sua estratégia.

Neste artigo, você entenderá o que é um investimento ESG e quais são as principais alternativas do mercado para ter no portfólio.

Confira!

O que é o ESG?

Para compreender o que é um investimento ESG, é preciso saber qual é o significado da sigla. Ela representa uma agenda internacional composta por três pilares: environmental, social e governance. Em tradução livre, ela significa meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa.

O objetivo do ESG é proporcionar a oportunidade às empresas de reverem as suas atividades atuais e entenderem como elas podem impactar positivamente o meio ambiente e a sociedade. Assim, será possível adotar práticas mais sustentáveis para o bem-estar socioambiental.

No pilar ambiental, estão as ações referentes às práticas de preservação, como reduzir a emissão de poluentes e priorizar o uso de fontes de energia renováveis. Já no campo da responsabilidade social, a meta é desenvolver ações de diversidade e fortalecimento das comunidades, por exemplo.

Por último, o terceiro pilar é composto pelo foco na transparência e ética das empresas — como suas políticas de proteção aos acionistas. Em conjunto, os três elementos compõem os chamados investimentos sustentáveis.

Por que o ESG faz parte do dia a dia de muitas empresas?

Agora que você entendeu o conceito de ESG, é interessante compreender os motivos para ele ser tão relevante — em especial, nos últimos anos. Primeiramente, vale a pena destacar que o tópico da sustentabilidade é discutido há bastante tempo.

Desde a intensa evolução industrial do século XX, foi visto que o desenvolvimento econômico causou fortes impactos na natureza. Esse cenário afetou a fauna e flora de muitos países, além de ter gerado o aumento da poluição nas cidades.

Nesse contexto, o ESG surgiu como um incentivo para as empresas reverem suas atividades e migrarem para um modelo mais sustentável. Essa transição pode trazer diversos benefícios para a operação delas, como:

  • aumento dos lucros;
  • redução de riscos;
  • fortalecimento da imagem;
  • atração de novos investidores.

As oportunidades existem pela relevância que a agenda sustentável ganhou em todo o mundo. Logo, as companhias que compreendem essa importância e conseguem adotar boas práticas em seus projetos costumam usufruir desses resultados positivos.

O que significa investimento ESG?

Chegando até aqui, você já sabe que o ESG representa uma agenda internacional para orientar a transição de empresas para uma operação mais sustentável. Assim, o investimento ESG é aquele que atende a esses critérios de sustentabilidade.

Eles também são conhecidos como investimentos de impacto. Isso acontece porque o investidor que prioriza alternativas sustentáveis não está analisando apenas o potencial de retorno que o investimento trará para sua carteira.

Na verdade, a finalidade de quem faz investimentos ESG é encontrar alternativas que terão impacto positivo na natureza e no bem-estar social. Ou seja, a proposta é aliar esse ponto com as oportunidades existentes para buscar lucros no mercado financeiro.

Quais os principais índices ESG do mercado?

Como você viu, o ESG é um tópico relevante no mercado financeiro atual. Nesse sentido, existem diversos indicadores que ajudam investidores que desejam acompanhar o assunto e a performance de investimentos relacionados ao conceito.

Na bolsa de valores do Brasil (B3), por exemplo, há o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Essa é uma das principais referências para investidores que buscam fazer investimentos sustentáveis.

O Índice Brasil ESG é outro indicador importante. Ele é composto pelas principais empresas do país comprometidas com a agenda. Ainda, há o Indicador de Carbono Eficiente (ICO2), que foca nas companhias que atuam para reduzir a emissão de gases poluentes.

Como ter investimento ESG na carteira?

Após compreender as principais características do ESG, é o momento de saber como ter esses investimentos na carteira. Saiba quais são as principais alternativas!

Ações

Até aqui, você já percebeu que muitas das propostas ESG consistem em estimular empresas a reverem a forma como as suas atividades impactam o ambiente e a sociedade.

Portanto, uma das formas de ter investimentos ESG na carteira é comprando ações de companhias que fizeram ou estão em processo de transição para um modelo sustentável.

Esse ponto pode beneficiar os resultados dos ativos e também valorizar o seu investimento. Para encontrá-los, você pode analisar a carteira teórica de índices ESG. Ademais, é possível incluir os pilares da agenda durante suas análises fundamentalistas.

Títulos verdes

Na renda fixa, é possível fazer investimentos ESG com os títulos verdes — também conhecidos como green bonds. Eles recebem essa classificação quando o objetivo do emissor é captar recursos para projetos focados em sustentabilidade.

Com esses títulos, os investidores se beneficiam do baixo risco e da previsibilidade de retorno da renda fixa. Além disso, a alocação permite financiar o desenvolvimento de projetos que podem ser positivos para o bem-estar social.

Fundos ESG

Outra maneira de investir em ESG é com fundos de investimento. Eles são veículos coletivos que montam seu portfólio com alternativas do mercado que atendam aos critérios dessa agenda sustentável — tanto na renda fixa quanto variável.

Assim, os fundos ESG podem ter o portfólio composto por ações de empresas sustentáveis, por exemplo. Além disso, é possível explorar oportunidades presentes no mercado estrangeiro — e isso dependerá da estratégia de operação do veículo.

Outra possibilidade para o investidor é recorrer aos exchange traded funds (ETFs) ou fundos de índice. Eles são uma modalidade de fundo negociada em bolsa e que espelham a composição da carteira teórica de um índice financeiro.

Existem diversos ETFs que adotam indicadores ESG como benchmark. Assim, os cotistas terão resultados iguais ou similares às variações do indicador ligado à sustentabilidade.

Neste artigo, você descobriu o que é o ESG e como fazer investimentos com esse foco. Portanto, analise como funcionam as alternativas que você conheceu para avaliar se vale a pena incluir ativos e títulos sustentáveis à sua carteira.

Quer entender melhor como funcionam os investimentos ESG? Conte com o suporte da nossa assessoria!

NEWSLETTER

Novos Destaques

Blindagem Patrimonial: Estratégias Legais para Proteger Seus Bens
Acumular bens no Brasil não é uma tarefa fácil. É...
Como Aumentar o Patrimônio: 6 Passos Essenciais para Crescimento Financeiro
Segundo o escritor, consultor financeiro e investidor Gustavo Cerbasi, em...
Confira 7 Aspectos Relevantes dos Investimentos em Renda Fixa
A renda fixa é um tipo de investimento apreciado por...
Investimentos e Taxa de Câmbio: Desvendando a Relação Financeira
Muita gente já ouviu falar de taxa de câmbio e...