A área de importação e exportação apresenta diversas oportunidades para as companhias fazerem negócios internacionais. Entretanto, apesar das oportunidades, há diversos desafios presentes na área. Em vista disso, o trade finance é uma prática que pode auxiliar na superação dos obstáculos.
Por meio dele, organizações que atuam com comércio exterior podem conseguir crédito para suas operações e mitigar diversos riscos envolvidos nas movimentações. Por isso, vale a pena saber quem pode usufruir da modalidade.
Ao prosseguir a leitura, você entenderá o conceito de trade finance, como são essas operações e como acessar essa solução.
Acompanhe!
O que é trade finance?
O trade finance é um conjunto de operações financeiras com foco no financiamento do comércio exterior — envolvendo importadores e exportadores. Em tradução livre, o termo significa financiamento de comércio.
Esse conceito é relevante para a economia devido aos desafios que o comércio internacional impõe para quem realiza operações nele. Afinal, existem elementos como taxa de câmbio, burocracias de políticas nacionais, risco de crédito e outros fatores com potencial de afetar negociações.
Diante desse cenário, o foco do trade finance é prover mais segurança para os importadores e exportadores. Isso acontece pelo fato de a prática envolver o financiamento das operações — geralmente, um dos principais desafios da área.
As soluções de trade finance são oferecidas por instituições financeiras com expertise no segmento. Os termos e as condições do acordo podem variar conforme as características de cada empresa e operação de comércio internacional.
O que são operações de trade finance?
Como você viu, as operações de trade finance são operações financeiras responsáveis por financiar atividades ligadas ao comércio exterior. Desse modo, elas atuam para viabilizar essas movimentações e para diminuir os riscos envolvidos para as duas partes.
Para entender melhor, considere o exemplo de um empresário de Minas Gerais, produtor de leite que negocia seus produtos a prazo para o exterior. Essa negociação envolve diversos elementos desafiadores e um dos mais relevantes é a taxa de câmbio.
Como os preços das moedas enfrentam diversas oscilações, esse produtor terá menos previsibilidade. Isso acontece porque não há como prever se o real se valorizará ou não perante outras moedas. Ademais, as movimentações na cotação podem impactar o seu faturamento.
Ao contratar uma solução de trade finance, ele receberá a quantia envolvida na operação de modo imediato. Ou seja, ele consegue acessar recursos financeiros mais rapidamente e reduzir os riscos da variação cambial.
Além dos exportadores, os importadores aproveitam soluções para superar os seus desafios. Por exemplo, com esse serviço, eles podem pagar à vista de suas operações e ter condições mais interessantes de pagamento nas compras.
Quais os tipos de operação de trade finance?
Além de compreender o que são as operações de trade finance, é interessante saber quais são os seus tipos. As modalidades mais usuais são:
- adiantamento sobre contrato de câmbio (ACC);
- adiantamento sobre cambiais entregues que são operações de exportação (ACE);
- financiamento à importação (FINIMP)
Nas operações do tipo ACC, o foco está nas etapas de pré-embarque ou produção das mercadorias. O objetivo do empresário que faz a solicitação para a instituição financeira é financiar essa fase da operação.
Já com o ACE, o financiamento só pode ser liberado após o embarque das mercadorias. Ou seja, o foco dele também está nos empresários exportadores de bens e produtos.
Por outro lado, o FINIMP tem como foco os importadores. Isto é, eles buscam o financiamento para viabilizar o pagamento da operação antes mesmo de receber o produto no Brasil. Desse modo, o vendedor internacional recebe à vista a quantia financeira.
Quais as vantagens do trade finance para empresas?
Chegando até aqui, você já aprendeu os principais detalhes sobre as operações de trade finance. Então vale a pena saber quais são as vantagens que as empresas podem usufruir ao buscar essa modalidade.
Confira!
Acesso a recursos financeiros
As soluções de trade finance são positivas para acessar recursos financeiros com mais rapidez. A oportunidade é especialmente válida para exportadores que mantêm uma parcela considerável das suas vendas no prazo.
Buscando uma instituição financeira que ofereça a solução, será possível comprovar as promessas de pagamento futuro e antecipar o recebimento. Esses recursos podem ser usados para investimento em novas produções, por exemplo.
Financiamento de operações
Já para o lado das empresas importadoras, o trade finance atua para financiar as operações. Afinal, existem diversos cenários em que o vendedor internacional pode exigir pagamentos antecipados ou oferecer melhores condições para quem paga à vista.
Dessa maneira, ao recorrer a uma solução de trade finance, as organizações conseguem obter os recursos para financiar as operações internacionais. Além disso, o pagamento às instituições financeiras por financiar as operações pode acontecer com condições mais facilitadas.
Mitigação de riscos
O trade finance também pode ser uma alternativa importante para mitigar os riscos envolvidos nas operações de comércio internacional. Afinal, como você viu, existem diversos elementos que podem impactar a negociação.
Para entender melhor, considere o exemplo de empresas exportadoras que fazem vendas a prazo. Elas lidam com o risco de crédito, que se refere à possibilidade de o comprador internacional não arcar com o pagamento.
Nesse sentido, ao usufruir do trade finance, ela antecipa o recebimento dos recursos. Nesse caso, a instituição financeira que viabilizou a operação pode se tornar responsável pelos riscos da inadimplência.
Para os importadores, o principal risco mitigado é o de encarecimento da operação. Isso acontece porque a volatilidade do câmbio pode levar a uma desvalorização do real e o consequente aumento nos custos da operação. Com o trade finance, esses riscos são reduzidos.
Como acessar essa solução?
Para aproveitar as soluções de trade finance, o primeiro passo é entender as necessidades da empresa. Afinal, é fundamental saber qual o objetivo dela com a operação para facilitar a definição de acordos com condições interessantes.
Após esse momento, é preciso buscar instituições financeiras com foco nesse tipo de financiamento. Assim, é possível fazer contratos personalizados considerando a quantia envolvida e os riscos da operação.
Como você acompanhou, o trade finance pode ser uma alternativa para empresas atuantes no comércio internacional, seja com importação ou exportação. Portanto, agora você pode avaliar as características dessas operações para visualizar as oportunidades e tomar melhores decisões.
Através da plataforma do Grupo Atrio, com a expertise de especialistas em Corporate Banking, com mais de 30 anos de experiência, é possível acessar diversas instituições com o objetivo de cotar uma operação de trade finance.
Preencha o formulário abaixo para agendar uma reunião, ou acesse nossas soluções através do nosso site!